Alternativa Saudável

Aleitamento materno em livre demanda

Aproximadamente 2 minutos de leitura  |

Aleitamento materno

A amamentação é o processo natural pelo qual a mãe alimenta o seu bebê com leite materno. Aleitamento materno em livre demanda é quando a mãe alimenta o seu bebê conforme a demanda dele, sem seguir um esquema rígido de horários de mamar. Esse tipo de aleitamento pode ser útil para as mães que trabalham fora ou que precisam fazer outras tarefas durante o dia.

O que é o aleitamento materno em livre demanda?

É o método de aleitamento materno que segue o ritmo natural do bebê. Isso significa que o bebê decide quando e por quanto tempo vai mamar, e não há uma rotina fixa para as mamadas.

Muitas vezes, as mães amamentam seus bebês a cada 2-3 horas, mas isso varia de bebê para bebê. Alguns bebês podem precisar mamar com mais frequência, enquanto outros podem ficar mais tempo sem mamar.

O Aleitamento materno em livre demanda pode ser um pouco difícil no início, especialmente se você estiver acostumada a uma rotina de alimentação fixa, mas geralmente fica mais fácil com o tempo.

Os benefícios para o bebê

O leite materno é o melhor alimento para o bebê. Ele fornece todos os nutrientes que o bebê precisa e ainda ajuda a protegê-lo contra doenças.

Contém anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra infecções. Além disso, é mais fácil de digerir do que o leite artificial.

Também estimula o desenvolvimento do cérebro do bebê. Pesquisas mostram que bebês que são amamentados têm melhor desempenho em testes de inteligência quando comparados com bebês que não são amamentados.

Além disso, pode ajudar a prevenir alergias e obesidade. Bebês que são amamentados exclusivamente até os 6 meses de idade têm menos chances de ter alergias e obesidade na infância.

Os benefícios para a mãe

São inúmeros, o primeiro e mais óbvio é que ele fornece uma fonte de alimento completo e nutritivo para o bebê. Além disso, promove o vínculo entre mãe e filho, o que pode ajudar a criar um laço emocional forte.

Também pode ajudar a perder peso após o parto, pois o corpo utiliza as calorias do leite para produzir energia. Além disso, amamentar libera hormônios que favorecem a contração do útero, reduzindo assim o risco de hemorragia pós-parto.

Por fim, amamentar também é benéfico para a saúde da mãe, pois reduz o risco de câncer de ovário e de endometriose.

Algumas dicas

– Deixe o bebê mamar quando ele demonstra fome, mesmo que isso signifique amamentar várias vezes ao longo do dia.

– Não ofereça outros alimentos ou chás para substituir as mamadas.

– Não limite o tempo que o bebê pode mamar em cada sessão.

– Reserve um tempo para relaxar e descansar, pois o stress pode afetar negativamente a produção de leite.

– Consulte seu médico para indicar uma pomada adequada para evitar dores e ferimentos aos seios

Compartilhe:

*Ao clicar no botão acima, você estará concordando em receber eventuais comunicações de nosso site.

*Ao clicar no botão acima, você estará concordando em receber eventuais comunicações de nosso site.